domingo, 13 de janeiro de 2013

Escolha sem culpa.

Por uma simples frase, jogaram a palavra "ESCOLHA" na minha fala e foi ai que eu comecei a refletir; a me ouvir; e a pensar a respeito da minha vida.
Quantas vezes paramos para nos entender? Nos ouvir? Quantas vezes nos questionamos? Ou quantas vezes nos vemos afundados em nossas mentes, cobertas de pensamentos desvairados e/ou insanos?
A verdade é que passamos mais da metade de nossas vidas buscando respostas para nossas escolhas. E no fundo, se conseguimos respostas, preferimos nos esconder e não tentar entendê-las.
Passei vinte e quatro anos querendo compreender meus questionamentos, e acima de tudo as escolhas que fazia. Descobri que algumas foram bem-sucedidas, mas mais da metade foi um fracasso.
O pior não foi descobrir sobre o fracasso, e sim a culpa que carrego pelas minhas decisões. Culpa nas minhas escolhas! É que pra mim tudo sempre foi "meio a meio"; dividido. 
Sempre fui a do meio termo. A do mais ou menos. A das respostas "acho que sim" ou "acho que não"; "não sei". E pode apostar, não sei mesmo! Nunca soube o que escolher, ou se sabia/sei prefiro me jogar no meio termo. É mais fácil. Não exige muito de mim, de quem eu fui, sou ou possivelmente me tornarei.
O segredo maior da vida é que a gente acha que o nosso sofrimento é por um único motivo. Na verdade, sofremos pelos traumas que carregamos. E podem ser tantos que muitos acabam se tornando um só, onde de fato, faz você andar em círculos, sem que perceba. 
Mas como tenho vivido a mercê da psicologia, Ela me aconselha afirmando que todos podem assumir o controle da própria vida, mesmo que as escolhas anteriores tenham sido absolutamente equivocadas. 
ACHO que o que estou tentando dizer o tempo inteiro é que, juntamente com a psicologia, meu coração sente que neste exato momento eu consigo me ouvir. E minha mete se organizou, fazendo com que eu consiga escrever e me libertar um pouco mais de todas essas escolhas carregadas de culpa. 
E o que você não percebeu é que sim, eu acredito que todos precisem de um tratamento psicológico. Não estou dizendo que você é maluco, ou que eu sou. Mas que a humanidade precisa buscar seus questionamentos; ajustar o olhar; criar um mundo interior melhor.
Tem lições sobre o amor, relacionamentos, gramaticas... mas reforçar que a teoria da escolha, independentemente do quanto possa parecer sem importância ou que sempre tem consequências, e que mesmo assim não precisa ser encharcada de culpa, não é seu trabalho, é trabalho da psicóloga. ;DD Quero dizer, da minha psicóloga. Por isso, desejo que o seu 2012 acabado se transforme em um 2013 REpensado. E todas as suas/nossas escolhas venham sem medo, e principalmente sem culpa.


Reflita; Reviva; Releia; REescute; REame; REalize; RE2013.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário