sábado, 17 de dezembro de 2011

dezesseis de dezembro.

Meu discurso para o 9º Ano/2011, do colégio CEBMM:

Primeiramente, gostaria de saudar os membros presentes: Senhor Presidente e Pastor Elías, Nossa Diretora Lúcia, coordenadora Ruth; as demais autoridades, aos meus queridos colegas de trabalho, prezados formandos, parentes e amigos, Boa Noite.
            De antemão, deixo meu singelo agradecimento por ter sido nomeada paraninfa desta turma que me soa tão especial.  Já disse algumas vezes e hoje repito que esse 9º ano vai ficar guardado para sempre em meu coração e em minha lembrança.
Mesmo não tendo os acompanhado desde o início digo com convicção que eles são uma turma além de especial, muito competente. E não tenho receio nenhum de acreditar que aqui teremos excelentes profissionais e que haverão de vencer na vida. E que a cada próximo passo dado, serão, com certeza, passos firmes e bem sucedido.
            Hoje prometo que não vou falar muito, mas preciso e quero dedicar este discurso a vocês: Meus alunos, meus filhos, meus amigos, minha turma; melhor... meus anjos. Agora traduzindo para o inglês: My students, my children, my friends, my class; the best... angels of mine. /risos
            Bom... as palavras que acabei de usar do português para o inglês, do inglês para o português se definem, morfologicamente falando, como PRONOME POSSESSIVO, acompanhado de um substantivo. Só para relembrar rapidamente: pronome possessivo indica posse e substantivo é tudo aquilo que eu posso nomear. Ambos devem vir acompanhados um do outro para terem sentido dentro de uma oração, isso de acordo com as regras gramaticais, da nossa língua.
Mas na minha gramática, eu dito as regras e vocês complementam sendo meus seguidores. Então, hoje caracterizo “Greice” como pronome possessivo e “9º Ano” como substantivo para vivermos interligados para sempre na construção de muitas outras frases, no nosso livro da vida.  
                Eu reservei uma pequena passagem do meu caro Fernando Pessoa para passar para os meus queridos alunos nesta noite, pois descrever estes dois anos que compartilhamos sorrisos juntos. Fala mais ou menos assim: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”.
E 9º Ano, vocês serão assim para mim: intensos, inesquecíveis, inexplicáveis, incomparáveis e eternos. E tenham a certeza que independente da intitulação de paraninfa, por vocês eu viveria e faria tudo exatamente igual.   
            Antes de concluir, gostaria de confessar que preciso de vocês para terminar o meu discurso. Pode ser? Como a arte de ensinar também se baseia no improviso, vamos improvisar... bonito como a gente sempre faz, ok? .
– Uma pequena explicação: Gente o 9º ano, pra quem não conhece e não deu aula, é do jeito que você quer que ele seja: se você conta piada, eles contam uma mais engraça; se você sorri e briga, eles brigam e sorriem; se você chora e não sorri; eles te farão chorar de tanto sorrir. Se você está vazia, eles te completam. Então como eu comecei, eles precisam terminar. 
            Pra ficar bonito, me acompanhem: (risos)
Eu tenho tanto pra lhe falar

Mas com palavras não sei dizer

Como é grande o meu amor por você(s)

E não há nada pra comparar

Para poder lhe explicar

Como é grande o meu amor por você(s)

Nem mesmo o céu nem as estrelas

Nem mesmo o mar e o infinito

Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito

Me desespero a procurar

Alguma forma de lhe falar

Como é grande o meu amor por você(s)

Nunca se esqueça, nem um segundo

Que eu tenho o amor maior do mundo

Como é grande o meu amor por você(s)...” 


Eu desejo as melhores coisas do mundo para vocês, um beijo coberto de ternura e o abraço, daqui a pouco eu dou. =D

2 comentários: